AGRISAL | Troca de Óleo
  • Seja bem-vindo(a)
  • faleconosco@agrisal.com.br
(11) 4330-8279
Troca de Óleo

Sabia que existem tipos de óleo diferentes?

Troca de Óleo

Troca de Óleo

Sintético, mineral, semissintético. Saiba quais as diferenças e sabia qual escolher para o seu carro.

As variedades estão ligadas ao uso que você faz do carro, à idade do veículo e também a algumas necessidades específicas dos motores.
O óleo do motor serve para que o atrito entre as peças metálicas não crie resistência e não aqueça ainda mais do que com a combustão.

Óleo sintético
O óleo sintético é aquele completamente fabricado em laboratório, daí a origem do seu nome. Ele é feito para resistir a uma quilometragem maior que a dos outros tipos de óleo de motor.
Por essa resistência, o óleo sintético é mais indicado para veículos que ficam muito tempo na estrada, percorrendo maiores distâncias, e também para carros mais novos.
A durabilidade do óleo sintético é a maior entre os tipos de óleo de motor, entre 15 e 20 mil quilômetros, mas não é indicado para todos os veículos.

Óleo mineral
O óleo mineral é um derivado do petróleo que passa por um tratamento depois de extraído. Ele é mais barato que as outras variedades por exigir menos gasto na produção, mas também tem uma durabilidade menor, de só 5 mil quilômetros.
Por conta do seu preço baixo, ele é indicado para carros mais antigos, que naturalmente precisam trocar o óleo com maior frequência.
Em geral, o óleo mineral também não tem a mesma capacidade de limpeza da borra que outros tipos de óleo de motor possuem. Isso não é um problema se ele for usado na viscosidade certa, principalmente se você tiver o costume de trocar o filtro com regularidade, o que é essencial para não juntar impurezas.


Óleo semissintético
O óleo semissintético é uma mistura de uma base sintética com o óleo mineral. O resultado é um meio termo entre os dois, o que pode ser bom para motores que lubrificam melhor com o derivado do petróleo, mas precisam de benefícios que só estão disponíveis no produto feito em laboratório.
É comum associar o óleo semissintético com caminhonetes, que tem motores mais potentes e funcionam melhor com a viscosidade do óleo natural, mas são beneficiadas pela base sintética na limpeza de borra.
O ideal, no caso de cada carro, é sempre seguir o manual do proprietário. Vale lembrar que essa indicação é normalmente associada a carros novos.

Vale ressaltar que o óleo ideal para o seu carro sempre estará descrito no manual do proprietário, mas se não tiver o manual em mãos, consulte o mecânico antes de comprar um dos tipos.


Compartilhe esta matéria

Encerramento da Campanha Show de Prêmios Agrisal de 2023

O terceiro ano consecutivo! Nenhum outro posto faz isso!

26/12/2023

Com mais de 30 anos no mercado, a Agrisal é uma rede de postos de combustível que preza pela alta qualidade dos produtos e do atendimento.