AGRISAL | A importância da troca de óleo
  • Seja bem-vindo(a)
  • faleconosco@agrisal.com.br
(11) 4330-8279
A importância da troca de óleo

o funcionamento do motor

A importância da troca de óleo

A importância da troca de óleo

Os lubrificantes automotivos são os principais responsáveis pelo bom funcionamento do motor. Isso porque ele atua na limpeza interna, redução de atrito entre as peças, protege contra ferrugem e corrosão, refrigera o motor e facilita a partida quando as temperaturas estão baixas.
Fazendo a substituição do óleo nas datas certas, o motorista está garantindo sua segurança e prevenindo gastos inesperados e imprevistos com o veículo. Assim como qualquer substância, o óleo vai perdendo sua funcionalidade com o passar do tempo. O lubrificante pode sofrer duas alterações principais: o aumento e a diminuição da viscosidade.

O "engrossamento" do líquido se dá pelo acúmulo de substâncias insolúveis geradas na combustão e desgaste natural das peças do motor. Já quando há redução da viscosidade, o óleo fica com aparência mais fina e rala.

O tempo da troca de óleo varia de um veículo para o outro. São diversos fatores que influenciam na durabilidade do componente. Por isso, é indispensável realizar a manutenção preventiva, sendo ela a melhor forma de economizar e evitar grandes prejuízos.

Outro ponto importante é escolher um produto de qualidade, com garantia e de boas marcas. Dessa forma, é possível alcançar o desempenho esperado e reduzir o consumo do lubrificante, uma vez que tem capacidade superior. 

Cada motor requer um tipo diferente de lubrificante, por isso é necessário consultar o manual do fabricante do veículo ou um especialista.

  •      Não misturar produtos de marcas ou especificações diferentes. A mistura de compostos químicos diferentes podem danificar o motor.
  •     Observar o prazo de validade do óleo em uso. Se estiver muito próxima, não complete o nível, evitando misturar produto novo com usado.
  •     É recomendado trocar o filtro de óleo ao fazer a manutenção do lubrificante, pois melhora a durabilidade e rendimento.

Compartilhe esta matéria

Encerramento da Campanha Show de Prêmios Agrisal de 2023

O terceiro ano consecutivo! Nenhum outro posto faz isso!

26/12/2023

Com mais de 30 anos no mercado, a Agrisal é uma rede de postos de combustível que preza pela alta qualidade dos produtos e do atendimento.